Fechamento - Setembro 2016

Boas

Estou em uma viagem internacional, por isso esse fechamento do mês vão ser rapidinho. Não tenho acesso a computador aqui. Estou escrevendo do celular.

Ainda tenho as ações da ETER3 e só.

Não aportei nada esse mês.

Os fiis deram uma valorizada.

Não tenho opções compradas para esse mês e nem pra Outubro.

Total dos ativos está em R$ 9.635,63 ficou praticamente estável ao do mês passado.

Desculpem pela ausência. Volto pro Brasil no final de Outubro só.

Valeu seus malucos


Continue lendo >>

Fechamento - Agosto 2016

Boas,

Vamos ao resultado da carteira no mês de Agosto 2016 conforme a planilha do AdP versão do Surfista Calhorda!

AÇÕES


Estou somente com ETER3

FUNDOS IMOBILIÁRIOS


Realizei uma subscrição do fundo HTMX11B, confira logo abaixo os alugueis recebidos nesse mês de Agosto e a carteira.

PROVENTOS RECEBIDOS DOS Fiis


Os rendimentos do EDGA11B sai somente no ultimo dia ou depois, fica pro mês que vem

TESOURO DIRETO



Não consegui comprar nenhuma cota esse mês, porque as taxas estão muito baixas e continuam caindo. Valorização continua Monstro batendo os 21% até agora !!

OPÇÕES

Estou comprado em opções de VALE PETR e BBAS, perdendo em todas.

Impeachment não foi tão bom, já estava no preço vc vai me dizer. Então comprei caro! #Fato

Tenho até dia 16/09 para vender!! Vamos ver no que vai dar esse cemitério de malandro hahaha


SALDO NA CORRETORA



RESULTADO CONSOLIDADO


Mês péssimo e com muita expectativa pra NADA!
Tenho que pagar umas contas e não consigo poupar um real.
Tive um problema de saúde que atrapalhou tudo... mês de Agosto é mês do cachorro louco mesmo, só que esse estava MALUCO e babando. Acabou comigo

E pra você como foi?

Continue lendo >>

O básico sobre Opções


Boas,

Crise? que crise??
Estou a todo vapor e não esta me sobrando tempo pra nada!! Clima olímpico? hahaha não consegui ver nada ainda =[

Domingueira de sol, Dia dos pais! Parabéns a todos os pais que criam seus filhos para serem cidadãos justos e honestos. Não tenho filhos ainda mas ainda quero ter 3!! Como já estou na casa dos 30 anos, eles vão me chamar de vovô :D

Estou devendo os posts da Saga das Opções, então por enquanto vou compartilhar aqui com vcs o básico sobre esse tipo de investimento like a Usain Bolt!


Quero abordar temas básicos do mercado de opções como:

Calls, Puts, estilo americano, estilo europeu, spread, strike, ITM, ATM, OTM, trava de alta, trava de baixa, os fatores que influenciam o preço das opções, os estudiosos e seus métodos, moneyness, lançador e titular. Bom tem uma porrada de coisas para vermos nesse mundo. Eu só estou arranhando a superfície do tema, visto que não entendo afundo o tema, comecei a operar esse ano e estou aprendendo na pratica todos esses "parâmetros" que definem esse tipo de investimento.
Ah mais uma coisa, NÃO SOU HABILITADO PARA RECOMENDAR NENHUM INVESTIMENTO A NINGUÉM!!!! Esse artigo é meramente informativo :D

Vamos começar pelas definições das coisas:

Call: É o mesmo que dizer opção de compra.

Put: É o mesmo que dizer opção de venda. No Brasil, são sempre de estilo europeu. Apresentam pouca liquidez.

Opções de estilo americano: São aquelas cujo exercício pode se dar a qualquer tempo até a data de vencimento.

Opções de estilo europeu: São aquelas cujo exercício pode ser realizado apenas na data de vencimento.

Série: Opções de mesmo tipo (calls ou puts) com mesmo dia de exercício e mesmo preço sobre o mesmo ativo subjacente.

Vencimento ou data de exercício: Nada mais é que o dia e mês em que as opções deixam de serem negociadas. Na bovespa, os vencimentos ocorrem mensalmente, SEMPRE na terceira segunda-feira do mês de vencimento.

Ativo-Subjacente ou ação objeto: É a ação sobre a qual recairá o exercício do direito de opção. Entendeu? Exemplo: PETRI20 essa é a opção de compra da PETR4

Até aqui tá fácil né Malucos??

Lançamento: É a operação que faz surgir as opções negociadas.

O que é um Lançador: É aquele que vende a opção de compra ou de venda. No primeiro caso, assume a obrigação de comprar determinada quantidade de ações a um preço fixado até o vencimento ou em data determinada. No segundo, sua obrigação assumida é de vender as ações. Pelo compromisso, o lançador recebe um prêmio antecipado.

O que é um Titular: É aquele que adquire os direitos vinculados à opção, pagando um prêmio por isso. A partir desse momento, o titular passa a possuir o direito de compra (no caso de calls) ou vender (no caso das puts) determinado ativo até o vencimento da opção, sem ser obrigado.

Esqueci de falar do Prêmio: É o preço que o comprador da opção pagará para possuir esse direito e que varia em razão de uma série de fatores, tais como, oferta e demanda, prazo de vigência da opção, diferença entre o preço de exercício e o preço a vista do ativo subjacente, volatilidade de preço e outras características da ação-objeto.

Paridade: diz-se que uma opção atingiu a paridade quando seu preço de exercício mais o prêmio (no caso de calls), ou menos o prêmio (no caso de puts), é igual ao preço do ativo subjacente.

Fechamento de posição: consiste na realização de operação inversa à que deu origem à negociação. Em outras palavras, o lançador recompra opções da mesma série que vendeu originalmente ou o titular vende as opções que adquiriu. Isso é o que eu faço, não exerço nenhuma opção!!!!

Exercício: É a operação pela qual o titular exerce o seu direito de comprar ou vender o ativo-subjacente pelo preço predeterminado.

Preço de exercício ou Strike: Preço pelo qual a opção será exercida. Os preços de exercício das opções são determinados pela Bovespa, segundo critérios por ela estabelecidos. Levam um número no final do código da opção, onde indicam esse valor!!

Spot: É o preço do ativo subjacente! No momento do exercício tem que ver se vale a pena ou não realiza-lo de acordo com o preço da ação no momento (Spot) com o Strike!

Prazo: É o tempo entre o dia lançamento e o dia de exercício.

Vamos voltar ao vencimento da opção, que é uma coisa muito importante e de nada vale saber as outras coisas se vc perder os prazos de vencimento.


Imagem retirada do site ADVFN.COM

Por enquanto é isso galera. Logo mais escrevo sobre os outros tópicos desse mercado. Ainda há muito o que explorar :D

Além dessas definições temos as variáveis gregas que terão que ser entendidas minimamente para começar a operar, veremos isso logo mais.

Pra terminar, vamos a um exemplo de código de opção de compra:

PETRI46

PETR = É a ação que vc irá exercer ou não. Nesse caso PETR4

I = É o mês de vencimento, no caso SETEMBRO. Mais precisamente na 3° segunda-feira... ou seja dia 19/09. Vc tem até dia 16/09 Sexta-feira para decidir o que fazer com elas

46 = É o valor de strike, nesse caso, R$16,00

Resumindo: Essa opção da o direito (Não o dever) de comprar PETR4 por R$16,00 no dia 19/09!

Dúvidas ou sugestões fiquem a vontade em se manifestarem nos comentários. Evitem Xingamentos kkkkkk Lembrado que NÃO recomendo Opções :D




Continue lendo >>
Tecnologia do Blogger.