O básico sobre Opções


Boas,

Crise? que crise??
Estou a todo vapor e não esta me sobrando tempo pra nada!! Clima olímpico? hahaha não consegui ver nada ainda =[

Domingueira de sol, Dia dos pais! Parabéns a todos os pais que criam seus filhos para serem cidadãos justos e honestos. Não tenho filhos ainda mas ainda quero ter 3!! Como já estou na casa dos 30 anos, eles vão me chamar de vovô :D

Estou devendo os posts da Saga das Opções, então por enquanto vou compartilhar aqui com vcs o básico sobre esse tipo de investimento like a Usain Bolt!


Quero abordar temas básicos do mercado de opções como:

Calls, Puts, estilo americano, estilo europeu, spread, strike, ITM, ATM, OTM, trava de alta, trava de baixa, os fatores que influenciam o preço das opções, os estudiosos e seus métodos, moneyness, lançador e titular. Bom tem uma porrada de coisas para vermos nesse mundo. Eu só estou arranhando a superfície do tema, visto que não entendo afundo o tema, comecei a operar esse ano e estou aprendendo na pratica todos esses "parâmetros" que definem esse tipo de investimento.
Ah mais uma coisa, NÃO SOU HABILITADO PARA RECOMENDAR NENHUM INVESTIMENTO A NINGUÉM!!!! Esse artigo é meramente informativo :D

Vamos começar pelas definições das coisas:

Call: É o mesmo que dizer opção de compra.

Put: É o mesmo que dizer opção de venda. No Brasil, são sempre de estilo europeu. Apresentam pouca liquidez.

Opções de estilo americano: São aquelas cujo exercício pode se dar a qualquer tempo até a data de vencimento.

Opções de estilo europeu: São aquelas cujo exercício pode ser realizado apenas na data de vencimento.

Série: Opções de mesmo tipo (calls ou puts) com mesmo dia de exercício e mesmo preço sobre o mesmo ativo subjacente.

Vencimento ou data de exercício: Nada mais é que o dia e mês em que as opções deixam de serem negociadas. Na bovespa, os vencimentos ocorrem mensalmente, SEMPRE na terceira segunda-feira do mês de vencimento.

Ativo-Subjacente ou ação objeto: É a ação sobre a qual recairá o exercício do direito de opção. Entendeu? Exemplo: PETRI20 essa é a opção de compra da PETR4

Até aqui tá fácil né Malucos??

Lançamento: É a operação que faz surgir as opções negociadas.

O que é um Lançador: É aquele que vende a opção de compra ou de venda. No primeiro caso, assume a obrigação de comprar determinada quantidade de ações a um preço fixado até o vencimento ou em data determinada. No segundo, sua obrigação assumida é de vender as ações. Pelo compromisso, o lançador recebe um prêmio antecipado.

O que é um Titular: É aquele que adquire os direitos vinculados à opção, pagando um prêmio por isso. A partir desse momento, o titular passa a possuir o direito de compra (no caso de calls) ou vender (no caso das puts) determinado ativo até o vencimento da opção, sem ser obrigado.

Esqueci de falar do Prêmio: É o preço que o comprador da opção pagará para possuir esse direito e que varia em razão de uma série de fatores, tais como, oferta e demanda, prazo de vigência da opção, diferença entre o preço de exercício e o preço a vista do ativo subjacente, volatilidade de preço e outras características da ação-objeto.

Paridade: diz-se que uma opção atingiu a paridade quando seu preço de exercício mais o prêmio (no caso de calls), ou menos o prêmio (no caso de puts), é igual ao preço do ativo subjacente.

Fechamento de posição: consiste na realização de operação inversa à que deu origem à negociação. Em outras palavras, o lançador recompra opções da mesma série que vendeu originalmente ou o titular vende as opções que adquiriu. Isso é o que eu faço, não exerço nenhuma opção!!!!

Exercício: É a operação pela qual o titular exerce o seu direito de comprar ou vender o ativo-subjacente pelo preço predeterminado.

Preço de exercício ou Strike: Preço pelo qual a opção será exercida. Os preços de exercício das opções são determinados pela Bovespa, segundo critérios por ela estabelecidos. Levam um número no final do código da opção, onde indicam esse valor!!

Spot: É o preço do ativo subjacente! No momento do exercício tem que ver se vale a pena ou não realiza-lo de acordo com o preço da ação no momento (Spot) com o Strike!

Prazo: É o tempo entre o dia lançamento e o dia de exercício.

Vamos voltar ao vencimento da opção, que é uma coisa muito importante e de nada vale saber as outras coisas se vc perder os prazos de vencimento.


Imagem retirada do site ADVFN.COM

Por enquanto é isso galera. Logo mais escrevo sobre os outros tópicos desse mercado. Ainda há muito o que explorar :D

Além dessas definições temos as variáveis gregas que terão que ser entendidas minimamente para começar a operar, veremos isso logo mais.

Pra terminar, vamos a um exemplo de código de opção de compra:

PETRI46

PETR = É a ação que vc irá exercer ou não. Nesse caso PETR4

I = É o mês de vencimento, no caso SETEMBRO. Mais precisamente na 3° segunda-feira... ou seja dia 19/09. Vc tem até dia 16/09 Sexta-feira para decidir o que fazer com elas

46 = É o valor de strike, nesse caso, R$16,00

Resumindo: Essa opção da o direito (Não o dever) de comprar PETR4 por R$16,00 no dia 19/09!

Dúvidas ou sugestões fiquem a vontade em se manifestarem nos comentários. Evitem Xingamentos kkkkkk Lembrado que NÃO recomendo Opções :D




6 comentários:

  1. Essa petri46 parece ser uma boa para exercer, diferentemente da petri63 que o pessoal do forum do guia invest está tentanto fazer pirâmide. A Petr4 pode facilmente bater os R$ 16 principalmente depois de anunciado que esse semestre tiveram lucros.
    Agora um strike de R$ 23,00? Impossível. Esse pessoal que comprou vai perder tudo. A petr4 pode subir até lá, mas não foguetar o suficiente para esse pessoal conseguir passar as suas opções para frente.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas,

      Opções são uma caixinha de surpresa. As vezes o improvável aconteceu

      Excluir
  2. Caro IM, por que você não recomenda opções? Acha que não vale a pena nem para venda coberta?
    Vou te adicionar no meu blog roll. Se puder, me add também.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas,

      São ativos de muito risco. Como investimentos não valem de nada. agora para especulação são ótimas

      Excluir
  3. Fala IM, sobre opções o Bastter tem 3 livros muito bons. Conhece? Postei hoje minha evolucao patrimonial entre janeiro de 2013 e julho de 2016. Tamo junto. Abraços

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Tenho 30 anos, sou empregado de uma indústria pequena, ganho pouco e quero com esse blog aprender sobre os investimentos, com a ajuda da blogosfera financeira!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.