300 Pregões!


Hoje completo 300 dias de pregão na Bovespa. Que experiência, eu poderia classifica-la como benéfica pois aprendi muito sobre o mercado de ações, tesouro direto e recentemente Fundos de investimentos imobiliários. Claro que ao longo desses 300 pregões apenas arranhei a superfície do conhecimento sobre investimentos em ações. Foram dias turbulentos, mar de sangue, muita água rolou durante esse período.

Lava Jato lavou o Brasil e continua... delação premiada de Cerveró citando Lula/Renan/Dilma/Collor, quase toda a corte, será que chegaram onde deveriam?


De lá pra cá o pais entrou em caos total, hoje está entre as piores economias do mundo e tem mais... 

A atividade econômica do Brasil já caiu mais de 3% em 2015 e deve cair outros 2,5% em 2016 segundo dados da Bloomberg, enquanto os analistas já esperam 3% de queda (e que pode ser muito mais). 



Vou colocar ao lado a probabilidade de recessão de cada pais e o crescimento esperado. Enquanto você procura o Brasil vamos continuar com o post...

Vamos descendo na lista e veja Uganda, Ghana, Bolívia, Paraguai e quem diria ... Turquia dando um banho no nosso pais. Continuando...

Olhando pra o passado seria melhor ter aportado tudo na poupança do que em ações, mas sempre foi um sonho participar desse mundo. Desde quando vi de longeeee em 2008 a quebradeira geral da crise subprime, na época eu não entendi nada, tudo o que ganhava... gastava :D

Pra mim era a "época das vacas gordas". O adolescente que começou a trabalhar e é imortal, indestrutível, o dono do mundo. Naquela época nada me abalava. Eu abalava, ia em festas, shows, bebedeira geral... poupar era para os fracos, pra que viver juntando dinheiro e não poder gastar nada? Aposentadoria? Nada disso tinha sentido!

Hoje foram 300 pregões, no começo estava esperançoso com esse admirável mundo novo, meus primeiros trades deram certo (OIBR4 e VAGR3) até hoje não sei como
e foi o que me deu animo para continuar.
<<<<(Olá Oman, Colômbia e México)

Hoje depois de algum tempo fazendo trades e com essa tendencia baixista que não acaba nunca vejo que não será tão fácil e rápido como foi o comecinho. Nesse tempo aprendi a gastar melhor o pouco que ganho e tem meses que faço milagre para sobrar uma graninha.

Uma vez escutei que os seres humanos são feitos de costumes e essa é a maior verdade que já escutei sobre o comportamento humano. Onde você mora, o que come, como gasta seu dinheiro e tempo, tudo isso são costumes e eles são difíceis de serem quebrados. Dizem que são vícios eu os vejo como costumes. O vício você não larga é uma doença, já os costumes eles podem serem mudados.

Eu tenho o costume de comprar ações de péssimas empresas para fazer trades. Ninguém me ensinou a comprar boas empresas, sei quais são, o maior banco, a maior cervejaria, mas não consigo compra-las, talvez porque não consigo comprar um lote padrão dela, como se isso fosse importante, ou o preço unitário da ação me mostra que vou comprar poucas ações logo não terão valor. Aprendi errado, me acostumei com as ações de no máximo R$ 9 dá pra perceber ao olhar minha carteira... as empresas não tem bons fundamentos, não da pra ser sócios dessas empresas, não na atual conjuntura.
É um grande aprendizado!

<<<<<<<Oi?




Seguiremos, firme e forte... e que venham mais 300!

11 comentários:

  1. A questão do hábito/costume é essencial, um bom costume ajuda muito eu mesmo reservo a grana dos aportes no piloto automático o hábito já está criado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas,

      Brasileiro não vive de bons hábitos... gostamos quando a coisa fica difícil kkkkk

      O hábito realmente é difícil de controlar :D

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boas,

      Sabes que é uma honra você lendo esses artigos por aqui.

      Acompanho sua batalha!

      :D

      Excluir
  3. Bacana seu blog, vou acompanhar.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boas,

      Bora acompanhar Outsider...

      Vamos viver 2016 :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog e pelo post!muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu P de M...

      Vamos seguindo essa caminha. Logo tudo irá se resolver

      Excluir
  5. Muito bom !! Pretendo entrar nesse mundo no segundo semestre. Por enquanto ainda estou construindo meu colchão de segurança.

    Triste é ver que no ranking, estamos tão ruim quanto a Venezuela...
    É aproveitar as oportunidades e não desanimar.

    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas, estamos ruim como a Venezuela, só depende de nós mudar isso ae

      abraço :D

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto
Tenho 30 anos, sou empregado de uma indústria pequena, ganho pouco e quero com esse blog aprender sobre os investimentos, com a ajuda da blogosfera financeira!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.